O extraordinário lápis-lazúli

May 5, 2018

O lápis-lazúli é uma gema de cor azul intenso com pequenas incrustações douradas e brancas. Seu principal componente é a lazurita.  Calcita e pirita  também fazem parte da sua composição. Essa última é o que lhe confere os pigmentos dourados e sua presença é o que diferencia visualmente o lápis-lazúli da sodalita. A maior parte de Lápis-lazúli do mundo encontra-se no leste europeu e no Afeganistão.

 

O uso do lápis-lazúli como ornamento corporal e por suas propriedades energéticas ocorre desde os tempos mais remotos. No Antigo Egito, seu uso como joia servia como um marcador de distinção de social era direito exclusivo dos faraós e dos sacerdotes. A máscara funerária azul e dourada do faraó Tutancâmon foi feita em ouro com lápis-lazúli. Também há registro do seu uso no peitoral dos altos sacerdotes judeus.

 

Durante a Idade Média, o lápis-lazúli também foi utilizado como marcador social. O seu pó era utilizado como pigmento, sua cor era conhecida como “ouro azul” e foi utilizado em algumas pinturas da época, sabe-se que esse pigmento esse não era um comum, o que lhe atribuía grande valor.

 

Entre os terapeutas holísticos o Lápis-lazúli é conhecido por beneficiar o sistema respiratório, especialmente garganta e pulmões. Também é recomendado para auxilio do bom funcionamento dos órgãos de limpeza e o sistema nervoso. É indicada para reforçar o sistema imunológico.

 

Apesar de toda sua potencialidade de atuação no corpo físico, o Lápis-lazúli é mais conhecido por sua atuação na mente. Ele é um poderoso amplificador do pensamento, ajuda no alinhamento do corpo com a mente, aumentando as habilidades psíquicas e facilitando a abertura do terceiro olho. Por esses atributos ele é considerado a pedra ideal para psicólogos e terapeutas.

 

Seu uso é para pessoas que buscam maior conhecimento de si mesmas e do meio que as cerca. Durante a meditação pode ser utilizada com o objetivo de iluminação e pode ser utilizada junto à garganta. Também pode ser colocado junto ao diafragma, com exercícios de visualização de elevação da energia.


 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Buscar
Please reload

Categorias
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018 - Cores de Gaia | Joalheria Artesanal